02 ago Dividir brinquedos: como ensinar a criança?
Seu filho não gosta de dividir brinquedos com os colegas da escola, creche, condomínio? Saiba como incentivar esse comportamento.
O primeiro passo é entender que esse é um hábito que se desenvolve naturalmente na criança, mas exige paciência dos adultos. A criança demora a entender que precisa dividir uma coisa que sabe ser somente dela. Até o sexto ano de vida, poucos querem emprestar um brinquedo.
“O contato e a troca com as crianças da mesma idade são a melhor maneira de ela aprender a dividir e emprestar. Uma opção é levá-la, por exemplo, a um parque ou um clube”, diz a psicopedagoga Maria Guimarães Drumond Grupi, diretora da Ponto Ômega Escola de Educação Infantil.
Como é um processo natural, a insistência dos pais em querer que o filho empreste o brinquedo não melhora em nada. Por isso, vá com calma. O segredo é dar possibilidades. “O adulto precisa administrar a situação, e não resolver pela criança”, afirma. Dar exemplos também ajuda: os pais são sempre os modelos principais.
A entrada na escola facilita muito esse processo, porque ela convive com outros estudantes que estão na mesma fase. Logo, vão aprender juntos. Quanto mais contato e familiaridade com os pares, maior a chance de trabalhar o egocentrismo, que tende a desaparecer a partir dos 8 anos de idade.
Fonte: Revista Crescer. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI94654-15152,00.html