Amigos imaginários, isso é um problema?

Amigos imaginários, isso é um problema?

É normal que meu filho fale constantemente sobre seu amigo imaginário?

Sim, é normal. Crianças em idade pré-escolar são muito imaginativas. Dois terços delas têm amigos imaginários, de todos os tamanhos, gêneros e personalidades. Algumas crianças também têm animais como amigos.

 

Brincar com uma pessoa inventada não é tão diferente de brincar com figuras de ação ou bonecas. Na verdade, amigos imaginários são muito úteis. Um amigo fingido pode preencher um papel de amizade (fale sobre lealdade!). Ou ele pode ser um protetor heroico. Um ajudante dotado de superforça ou poderes mágicos pode ajudar a criança a controlar seus medos ou sentimentos de impotência. Outros amigos imaginários são bodes expiatórios (“Stuart derramou o suco no sofá!”). Um amigo imaginário pode realmente ajudá-lo também. Se ele falar sobre coisas que são difíceis para o seu filho abordar por conta própria (“Sammy não gosta quando a mamãe está atrasada para buscá-lo na escola”).

 

Ainda assim, pode ser inquietante sentar-se diante de um amigo imaginário na mesa de jantar. Não exagere nesse amigo (esquecer o ambiente exterior, por exemplo), ou seu filho pode sentir que você está sendo condescendente. Mas mostre interesse e aceitação (“Então Sammy também gosta de pizza?”). E não se preocupe – não há nenhuma indicação de que crianças com amigos imaginários são mais propensas do que outras crianças a renunciar a companheiros “reais”.Pesquisas mostram que crianças com amigos imaginários se revelam mais cooperativas, criativas, independentes e felizes do que as que não têm.

 

 

 



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